terça-feira, 31 de janeiro de 2012

FASE FINAL DO CAMPEONATO DISTRITAL DE BENJAMINS

Portel - 5 - Lusitano B - 4

A 1ª. jornada da fase final do Campeonato Distrital de Benjamins, levou à bonita vila de Portel a equipa dos Panteras Verdes.
No dia 28 de janeiro, num bom sintético, num dia com algum vento e frio, teve inicio a partida, que pôs frente a frente as formações do Portel e Lusitano B.
Com prestações modestas de ambas as equipas, na fase de apuramento, previa-se um jogo disputado e equilibrado.

E de facto foi!
O resultado final de 5-4, traduz o equilíbrio que se verificou ao longo da partida, com o Lusitano melhor no 1º período, em que Tomás Janeiro empata a partida após desvantagem de 1-0.
O 2º período revelou algum ascendente da equipa da casa (3-1), bem como o 3º (4-2), com um excelente golo de Henrique Júlio. No 4º e último período assistiu-se a uma recuperação do Lusitano, dois golos, novamente de Henrique Júlio e António Rato, e lutando contra o relógio a equipa dos Panteras Verdes quase empata a partida.
A arbitragem deixou algo a desejar, com decisões duvidosas no que respeita ao livres indiretos que transformou em diretos.
Em termos exibicionais a equipa do Lusitano sabe e já fez melhor.
No entanto, fica o registo de uma recuperação no marcador, com um 4º período de bom nível.
Ainda agora começou esta fase, e com certeza com o decorrer das Jornadas, as boas exibições surgirão.
Esta derrota tangencial em nada deslustra o trabalho do Mister António Marujo, que continua com dedicação e empenho o trabalho com os “seus” miúdos.
O Lusitano alinhou inicialmente com Pedro Teigão, Pedro Copeto, Henrique Júlio, António Rato (Cap.), Flávio Caldeira, Miguel Franjoso e Henrique Sabino.
Deram também o seu valoroso contributo os atletas Kiko Lopes, Tomás Janeiro, Tiago Serra, Miguel Sousa e Miguel Maltinha.
Uma última nota para o jogador Flávio Caldeira, que se sentiu indisposto, nos momentos iniciais da partida, sendo substituído e não voltando ao jogo.
Desejos de boa recuperação e rápidas melhoras, para que assim que possa juntar-se ao grupo, para praticar o seu desporto de eleição.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cartaz para 28 e 29 de Janeiro

VEM AÍ A FASE FINAL! - É agora!!!

Jogou-se no dia 14 de janeiro a última jornada do Campeonato Distrital de Benjamins (série D) 2001/12.
No Complexo da Silveirinha pelas 11h, o Lusitano recebeu o Grupo Desportivo da Afeiteira, averbando uma nova derrota, desta feita por 1-3, num jogo que, no entanto, deixou boas indicações.


Terminada esta fase de apuramento, é altura de fazer um balanço à participação da equipa dos Panteras Verdes, treinada por António Marujo.
O Lusitano, terminou em 5º., com 17 golos marcados e 29 sofridos, tendo amealhado 4 pontos, fruto da vitória caseira e empate com o rival eborense Juventude.
Esta série, foi liderada pelo U. Montemor (25 pontos), que juntamente com o SLE (2º. classificado) foram apurados para a fase que disputa o título de campeão regional.
Quanto às exibições dos nossos miúdos, depois de um bom inicio, houve uma quebra de rendimento, tendo, no entanto, nos últimos jogos (apesar das derrotas) demonstrado uma boa evolução.
De salientar que a maioria das derrotas foram pela diferença mínima de golos, o que denotou que o Lusitano esteve sempre perto de pontuar.
No computo geral podemos afirmar que globalmente a participação do Lusitano, neste 1º. ano de competição federada, teve aspetos positivos, e acima de tudo, as últimas exibições renovam a esperança para esta fase que se avizinha.
Um outro aspeto importante, é o espírito de camaradagem entre os atletas, que vão formando um “balneário” forte, de verdadeiros amigos; que vão crescendo juntos, e vão ganhando a experiência tão necessária, no início de qualquer atividade.
O futuro é já amanhã, o Lusitano vai apresentar-se nesta fase, com 2 reforços vindos da Escolinha (turma C), como é hábito neste clube.
Integram agora a equipa dos Benjamins B, João Varela e Simão Rebocho. Dois atletas de bom nível, aos quais damos as boas vindas, e que já se encontram perfeitamente integrados, uma vez que já estão no Clube há alguns anos.
A partida para esta fase final é já no dia 28 de janeiro, em Portel.
Num campeonato com 15 equipas, que se prevê disputado. O Lusitano para além de Portel visita Montemor, Borba, Bencatel, Vila Viçosa e Afeiteira. Sendo os outros jogos disputados em Évora.
Esperamos que os nossos jovens, entrem motivados, para este campeonato, que apesar de só se realizar numa volta, é longo (28/01 a 19/05).
Uma palavra final, para o excelente grupo de pais e mães, que acompanha, participa e vibra com esta equipa.
FORÇA PANTERAS VERDES.
VIVA O LUSITANO GINÁSIO CLUBE E A SUA ESCOLA DE FORMAÇÃO
OS GERALDINHOS

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

2012 - Traz mais confiança


Depois das festividades, e já em 2012, cumpriu-se no sábado dia 7 de janeiro, a penúltima jornada da 1ª fase do Campeonato Distrital de Benjamins (série D).
Coube aos Panteras Verdes, uma curta deslocação ao campo do, vizinho Eborense, Sport Lisboa e Évora.
Num pelado, com bom piso, num dia solarengo e com algum frio pelas 11h deram entrada as equipas.
O Lusitano alinhou da seguinte forma: Pedro Teigão, Pedro Copeto, Henrique Júlio, António Rato, Tomás Janeiro, Miguel Franjoso (Cap.) e Miguel Maltinha.
Logo após o apito inicial, os nossos Panteras entraram determinados. Durante este 1º período o jogo teve um ritmo vivo, e o equilíbrio foi a tónica dominante, o zero a zero no final dos primeiros 12 minutos justificava perfeitamente.
No 2º período, feitas as substituições, entraram Kiko Lopes, Miguel Sousa, Flávio Caldeira, Tiago Serra e Henrique Sabino, notou-se algum ascendente do Lusitano, que atacava mais e melhor pelo lado esquerdo, e num desses ataques a bola é centrada para a pequena área e Flávio Caldeira, muito oportuno, antecipa-se ao guarda redes do SLE, e de cabeça inaugurou o marcador.
A equipa da casa, acusou o golo, e revelou alguma intranquilidade, cedendo inúmeros cantos, que o Lusitano não conseguiu aproveitar. Inesperadamente, já no final do 2º período, o jogador 10 do SLE (Flávio), aproveitou o corredor direito desguarnecido e avançou rapidamente, centrando, para  a entrada da área, onde um colega rematou. Estava feito o empate, e assim chegou o intervalo.
No 3º período (o melhor) assistiu-se a um jogo repartido, com muita luta a meio campo, e oportunidades nas duas balizas, mas o marcador não se alterou.
No 4º e último período, ambas as equipas queriam ganhar, num período emotivo, com alguns nervos à flor da pele, a incerteza do resultado final pairava.
Mais uma vez a vitória sorriu ao SLE, repetindo o resultado da 1ª volta. Um passe longo isola um atleta encarnado, rápido, evita o guarda redes do Lusitano e estava feita a vitória, quando o empate parecia o resultado mais provável.
O Lusitano ainda reage e dois dos nossos atletas quase que conseguiram de novo o empate. A seguir terminava o jogo, com uma boa arbitragem.
Num jogo interessante de seguir, o Lusitano, mostrou que a diferença entre o líder SLE e os Panteras, quase não se fez sentir, a equipa mostrou-se mais entrosada e mais lutadora.
Parabéns a todos.

Cartaz dos jogos de 14 e 15 de Janeiro