terça-feira, 27 de novembro de 2012


Campeonato Distrital de Benjamins

Juventude A – 2  *  Lusitano A3



No campo do nosso “velho rival” … é sempre difícil! 

A 6.ª jornada desta distrital de Benjamins, pôs mais uma vez frente-a-frente as cores, azul e verde, de dois velhos rivais para mais um “derby”, destes dois clubes históricos da nossa cidade, Juventude Sport Clube e Lusitano Ginásio Clube.
Disputado desta vez num dos pelados do “nosso vizinho”, e com a boa notícia da presença do árbitro (que saudamos, pois são imprescindíveis), este embate resultou num jogo emotivo, mas nem sempre bem jogado.
No 1.º período o jogo foi confuso, com o meio campo dos Panteras Verdes a não conseguir servir os avançados, e quando o faziam, o domínio da bola era difícil. Por sua vez, o Juventude fechava bem o seu reduto defensivo, e com marcações individuais, não permitiu que o Lusitano entrasse e jogar bem. A equipa azul e branca lançava de quando em vez o seu contra ataque, tendo inaugurado o marcador numa dessas jogadas, pelo lado esquerdo.
No 2.º período a perder, o Lusitano mexeu na equipa e melhorou um pouco. Sempre com dificuldades de adaptação ao terreno, num período em que a bola andou muito pelo ar, a equipa da Silveirinha teve mais posse de bola e dava a volta ao resultado com golos de Miguel Maltinha e Tomás Janeiro.
No reatamento (3.º período) a toada confusa manteve-se. O jogo direto do Juventude por vezes causava perigo, especialmente nas bolas paradas de Pedro Leitão. No entanto, na melhor jogada do desafio o Lusitano aumentava a vantagem por (1 – 3) com golo de Miguel Franjoso. Moralizados pelo golo os Panteras Verdes mandam neste período.
No 4.º e último período, o Juventude não se entregou, e apesar do sinal (+) da equipa visitante com dois bons remates à baliza de Amílcar Jorge, que com boas defesas impediu o avolumar do resultado. Foi o Juventude de novo em contra ataque que reduziu a vantagem por (2 – 3) desta feita em jogada rápida pela direita.
A margem mínima do resultado criou alguma emoção, no entanto, o “derby” estava no final, e o apito ao árbitro chegou pouco depois.
Vitória justa do Lusitano, mas dificultada pelo desempenho dos jovens juventudistas, que nunca viraram a cara à luta.
Uma nota de simpatia aos pais e familiares (em especial aos Avós) destes miúdos, fieis seguidores desta equipa, que sempre a apoia e encoraja.
António Marujo fez alinhar: Kiko Lopes, Pedro Copeto (Cap.), Henrique Júlio, Flávio Caldeira, Tiago Serra, Miguel Franjoso (1) e Diogo Leal.
Participaram Pedro Teigão, Miguel Sousa, António Rato, Miguel Maltinha (1) e Tomás Janeiro (1).
Próxima jornada – Silveirinha 01-12-2012 – 11h, o Lusitano enfrenta a equipa do Estremoz.
Ao que se seguirá o almoço convívio da Escola de Futebol os Geraldinhos/Lusitano a partir das 13h, na quinta do Sr. Manuel galhetas, no Degebe.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012


Campeonato Distrital de Benjamins

Lusitano A3  * Afeiteira A - 1



 

DIA DE ÁGUAS-MIL 

A 5.ª jornada da distrital de Benjamins trouxe à Silveirinha a equipa da Afeiteira. Debaixo de chuva intensa, praticamente durante toda a partida, as duas equipas Lusitano e Afeiteira praticaram o futebol possível, num terreno que ainda assim, permitiu que a bola rolasse.
Numa entrada confusa, onde a adaptação à chuva se foi fazendo com o decorrer do jogo, os jovens Panteras Verdes estiveram abaixo do que sabem fazer, e foram surpreendidos quando a equipa forasteira se colocou na posição de vencedor num remate cruzado rasteiro.
Terminando o 1.º período com o resultado desfavorável, o Lusitano melhorou um pouco no 2.º, e começou a instalar-se no meio campo da Afeiteira, criando jogadas de ataque, mas inconsequentes.
Numa entrada rápida na área da equipa visitante António Rato é agarrado; grande penalidade indiscutível, que o próprio transforma, estabelecendo o empate.
No melhor período do Lusitano, numa jogada pela direita, após centro Miguel Maltinha oportuno fez o 2-1. Pouco depois surgiu o intervalo.
No reatamento, a chuva intensificou-se, e o 3.º período foi difícil, com o Lusitano a atacar um pouco mais, mas o futebol praticado, foi pouco, e o resultado não sofreu alteração.
No 4.º e último período já com o campo “muito castigado” a equipa melhorou e criou algumas jogadas de perigo, surgiram finalmente um ou outro remate, e após um canto, junto à baliza mais uma vez, Maltinha em antecipação fazia o 3-1 e tranquilizava a equipa.
Até ao final o Lusitano controlou a partida e foi um justo vencedor.
Num jogo em que a Chuva foi o principal adversário para ambos os conjuntos, lá se cumpriu o calendário, sem a presença do árbitro, afinal tendo que ser substituído.
Esperemos que este diferendo (árbitros-Associação) se resolva rapidamente, para bem do futebol e seus praticantes.
António Marujo dispôs os seus jogadores: Pedro Teigão, Henrique Júlio, Miguel Sousa, Tiago Serra, António Rato (1), Miguel Franjoso e Miguel Maltinha (2). Jogaram ainda Kiko Lopes, Pedro Copeto, Flávio Caldeira, Tomás Janeiro e Diogo Leal.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

 
 
Campeonato Distrital de Benjamins
Sto. António (Geração Benfica) - 1 * Lusitano A11
 

Bom tempo mas…..
 
                                           Chuva de golos! 
A diferença no marcador, explica o domínio da equipa do Lusitano, sobre a Geração Benfica, na partida que opôs estes dois conjuntos, no sábado dia 12-11-2012, no Bairro de Sto. António.
Num campo de reduzidas dimensões e com o estado do terreno, ainda a acusar a chuva caída nos últimos dias, o jogo teve quase sempre sentido único, e os 11 golos marcados, contra apenas 1 sofrido (típica desconcentração defensiva, que se vai tornando “quase” habitual!), mostram a supremacia dos Panteras Verdes ao longo de toda a partida.
Com boas trocas de bola, e alguma velocidade a bola chegava com facilidade à baliza da Geração Benfica e não fosse o guarda-redes, a valer-se de um punhado de boas defesas, o resultado dilatar-se-ia ainda mais. Ao longo dos 4 períodos o Lusitano jogou mais e melhor, contra uma equipa com bons elementos, mas com alguns meninos de 1.º ano, que ainda estarão a começar a sua atividade futebolista.
Com Pedro Copeto ainda lesionado e António Rato ausente. António Marujo iniciou a partida com: Kiko Lopes, Henrique Júlio (1), Miguel Sousa, Tiago Serra, Flávio Caldeira (2), Miguel Franjoso (3) e Miguel Maltinha (3). Contribuíram positivamente Pedro Teigão, Tomás Janeiro (1) e Diogo Leal (1).
Na próxima jornada, o Lusitano recebe a equipa da Afeiteira, pelas 11h, na Herdade da Silveirinha, contamos com o apoio de todos os familiares e amigos.
Parabéns Panteras.




terça-feira, 6 de novembro de 2012

Campeonato Distrital de Benjamins
Lusitano A1  *  SLE – 1
 



Um jogo com “E” (grande) 

Emoção, Equilíbrio, Esforço e Entrega demonstram como decorreu, o jogo, que opôs o Lusitano A (Panteras Verdes) e Sport Lisboa e Évora, na categoria de Benjamins.
A chuva caída na véspera, antevia que o “velhinho” relvado do Campo Estrela, não fosse o palco ideal para este confronto no dia 3 de Novembro, pelas 11h.
Num 1.º período equilibrado, em que a adaptação ao terreno foi difícil (como se previa) o Lusitano tinha dificuldade em ligar os setores, e com um futebol direto (bola na frente) o adversário por vezes causava perigo. O nulo no final deste período era justificado.
No 2.º período os Panteras, melhoraram e com algumas jogadas de belo efeito, marcam supremacia e Miguel Franjoso, num remate em “folha seca” inaugura o marcador. Reage o SLE e pouco depois empata a partida numa jogada confusa na área do Lusitano. Com 1-1 chegava o intervalo.
No reatamento a intensidade do jogo aumentou, com as duas equipas a tentar a vitória. Num 3.º período muito disputado, com oportunidades para ambos os lados, não houve alteração no marcador.
No último período António Marujo arrisca, só com Henrique Júlio na defensiva, lança a equipa para a frente e surgiram algumas oportunidades de golo não concretizadas, nomeadamente uma grande penalidade, brilhantemente defendida pelo guarda-redes visitante.
Não obstante, apanhado em contra pé, o Lusitano sofria alguns contra-ataques perigosos, lançados pelos defesas do SLE.
Quando o árbitro apitou para o final, o esforço era evidente na face de todos os atletas, e a lama cobria os equipamentos.
Foi um jogo intenso jogado, com abnegação por parte de todos os intervenientes e o empate (1-1) acaba por ser justo, penalizando mais a equipa que quis jogar futebol apoiado, junto ao chão – (O Lusitano).
O Lusitano alinhou inicialmente com Pedro Teigão, Henrique Júlio, Miguel Sousa, Tiago Serra, Flávio Caldeira, Miguel Franjoso e Diogo Leal. Contribuíram para este jogo Kiko Lopes, Tomás Janeiro e Miguel Maltinha.
Não puderam dar o seu contributo, mas marcaram presença, os atletas António Rato e Pedro Copeto, desejo de rápidas melhoras.

Parabéns às Equipas.