quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Campeonato Distrital de Benjamins

 

C. F. Estremoz – 1 * Lusitano G. C. – 6

 

E quando a melhor defesa é … o ataque?  


A três jornadas do final desta fase de apuramento, coube ao Lusitano deslocar-se à cidade de Estremoz, para cumprir a 16.ª jornada.
Com um resultado de 0-3 (desfavorável na 1.ª volta) na Silveirinha, os jovens “Panteras Verdes”, souberam de uma forma inequívoca e esclarecedora trazer para Évora, o único resultado que lhes interessava a VITÓRIA.
Num sintético de reduzidas dimensões, o jogo começou equilibrado, com as duas equipas, ao ataque, proporcionando boas defesas aos respetivos guarda-redes. Com o decorrer do período as oportunidades sucediam-se e qualquer equipa poderia marcar; E o golo foi “verde”, quando Diogo Leal aproveita um mau alívio da defesa do Estremoz.
No 2.º período a toada manteve-se, a equipa do Estremoz arriscou mais à procura do empate. Este foi um período emotivo, com bola cá – bola lá. No entanto, foi insistindo o Estremoz, e numa boa jogada consegue empatar a partida.
O 1-1, no regresso aos balneários ilustrava o que se tinha passado em campo.
No reinício a história foi bem diferente e despertou uma catadupa de emoções, aos familiares presentes. Os dois restantes períodos pertenceram claramente à equipa do Lusitano, que com querer e saber, desencadearam uma “avalanche atacante”, que apanhou completamente de surpresa a equipa adversária. Fazendo da melhor defesa, o ataque, estes jovens entraram com velocidade e marcaram por 3 vezes, neste período, Diogo Leal, Flávio Caldeira e mais uma vez Diogo Leal. A equipa da casa surpreendida não conseguia reagir e as oportunidades sucediam-se. O Lusitano termina este período em grande.
No último período, quando se poderia pensar numa reação da equipa da casa, foi novamente o Lusitano, a mandar no jogo; sempre a querer mais, continuou “em cima” do seu adversário, que não conseguia sequer partir para o ataque (só uma oportunidade nestes dois períodos). Como consequência surgem golos de Miguel Maltinha e Miguel Franjoso, que fixavam o resultado em 1-6, no dia em que “o rato foi, afinal o gato” e ficou “Manifestis Probatum” quem foi a melhor equipa neste jogo.
Excelente vitória, festejada com alegria pelos pais e atletas; e enquanto for possível vamos acreditar, sabendo que não dependemos só de nós para atingir o desejado 2.º lugar.
António Marujo fez alinhar Pedro Teigão, Pedro Copeto (Cap.), Henrique Júlio, António Rato, Flávio Caldeira (1), Miguel Franjoso (1) e Diogo Leal (3).
Jogaram também (e bem) Kiko Lopes, Miguel Sousa, Tiago Serra e Miguel Maltinha (1).
Uma palavra de agradecimento ao grupo de pais que à “formula 1” colaboraram na mudança de um “pneu furado”, que afinal era só a válvula! E que permitiu que a “caravana” seguisse viagem, completa.

sábado, 23 de fevereiro de 2013


Campeonato Distrital de Benjamins - Série C

 

Sport Lisboa e Évora - 1  *  Lusitano Ginásio Clube - 3
 

Justo e merecido... 

Para acerto de calendário, em virtude do temporal registado no fim de semana de 18-19 de janeiro, a Equipa de Benjamins A (Panteras Verdes) deslocou-se ao campo do Sport Lisboa e Évora para realizar o jogo da 12.ª jornada que se encontrava em atraso.
Num pelado de curtas dimensões, mas com bom piso, entrou melhor a equipa do Lusitano, que com boas trocas de bola, dominou este 1.º período e criou algum perigo à baliza da equipa da casa. Mas foi no entanto contra a corrente do jogo que o SLE se colocou na posição de vencedor quando à boca da baliza, um dos seus atletas bateu Kiko Lopes.
 
 No 2.º período o jogo, voltou a ter sentido único, rumo à baliza do SLE. Apesar de não ter a dinâmica do 1.º período, jogou-se mais no meio da equipa da casa, e não foi surpresa, quando António Rato numa recarga fazia o empate.
Após o intervalo, o SLE, esboça uma ligeira reação, e com pontapés longos a partir do guarda redes, criou uma ou outra situação de maior perigo, mas o domínio pertencia aos Panteras, que numa jogada de ataque, beneficiou de um penalti, (após mão dentro da área).Chamado a marcar António Rato não perdoa e fazia o 1-2 e o seu 2.º golo.
No último período a tendência do jogo manteve-se, o Lusitano continuou à procura de dilatar a vantagem, e numa jogada pelo lado direito após cruzamento rasteiro, surge o 1-3 num autogolo.
Apesar do golo que deu mais tranquilidade, a uma vitória que se avizinhava justíssima, os Panteras ainda beneficiariam de mais uma grande penalidade (desta feita não concretizada), resultado de uma boa jogada agora pelo lado esquerdo, onde sobre o risco um defesa do SLE evita o golo, com as mãos.
Mais uma vitória; a oitava, que consolida o 3.º lugar, desta série C, e que mantêm a  tal "luzinha" acesa, numa hipotética, mas difícil possibilidade de ainda chegar ao lugar que dará acesso a disputa do titulo, o 2.º lugar.
O Lusitano alinhou com Kiko Lopes, António Rato (Cap.) (2), Henrique Júlio, Tiago Serra, Flávio Caldeira, Miguel Franjoso e Diogo Leal. Participaram na vitória, Pedro Teigão, Pedro Copeto, Miguel Sousa e Miguel Maltinha.
Tomás Janeiro ainda lesionado, não pode participar. As melhoras!
Próxima jornada às 11h, sábado 23 de fevereiro em Estremoz.
Vamos apoiar a nossa EQUIPA.
P.S Já estamos aguardar pelo comentário de Estremoz, na qual a inspiração não deve faltar……

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Campeonato Distrital de Benjamins 
Lusitano (A) – 2 * Juventude (A) – 0 
Sem brilhar o Lusitano cumpriu…
A 15.ª jornada do distrital de Benjamins, pôs frente  a frente os dois históricos da cidade de Évora, para mais um derby.
Com um resultado apertado na 1.ª volta (2-3) com vitória verde-branca, este segundo jogo, não se avizinhava fácil.
Pelas 11h30m, desceram ao relvado da Silveirinha as duas equipas, tendo o Lusitano alinhado com Pedro Teigão, Miguel Sousa, Henrique Júlio, Pedro Copeto, Flávio Caldeira, Miguel Franjoso e Diogo Leal. Para ajudar estavam Kiko Lopes, Tomás Janeiro e Tiago Serra. António Rato impossibilitado e Miguel Maltinha lesionado não puderam participar.
Com um 1.º período nem sempre bem jogado, onde o mau estado do relvado não explica tudo, os Panteras, mostraram-se pouco inspirados. O equilíbrio  reinou, e as poucas oportunidades de golo para ambos ao conjuntos justificaram o 0-0.
O Lusitano mexeu na equipa no 2.º período. Ajustou o ataque e melhorou. A posse de bola foi verde-branca, e o domínio acentuou-se. Numa boa jogada de ataque, Miguel Franjoso, lançado em velocidade, oportuno desvia de cabeça uma bola quase dividida com o guarda-redes, e fazia o 1.º golo da equipa da casa. Claramente ao ataque o Lusitano ensaiou mais uma ou duas jogadas perigosas. Por sua vez, só de bola parada o Juventude incomodava a baliza de Pedro Teigão.
Após o intervalo, voltou-se a jogar mal, com muita bola no ar e maus passes. Muitos estáticos os jogadores do Lusitano, pouco fizeram para dilatar o resultado. Valeu a equipa do “Sanches Miranda” não aproveitar este mau 3.º período.
No último período, a equipa volta a reagir, segurando mais a bola a meio campo, e com passes lateralizados, criou algum perigo e ganhou alguns cantos. Mas foi também neste período que o Juventude criou algum perigo. O resultado de uma bola a zero não dava tranquilidade, no entanto, a contenda veria a revelar-se favorável, quando Pedro Copeto, num centro-remate, bastante alto ainda longe da baliza, fazia o 2-0 (no 1.º golo este época), bastante festejado pela equipa. Pouco tempo depois finalizava este jogo, com uma arbitragem “certinha”, sem complicar.
Mais uma vez o elevado fair-play, entre jogadores e público é de registar.
Apesar de um dia de pouca inspiração, ganhou a melhor equipa, a que mais fez para chegar ao golo.
Na próxima jornada (para acertar calendário), a equipa dos Panteras Verdes deslocar-se-á ao campo do Sport Lisboa e Évora, sábado, às 10h30m. Contamos com o apoio de todos para conseguir mais uma vitória, único resultado que interessa para manter a “luzinha” (que ainda existe) ao fundo do túnel, para tentar atingir o 2.º lugar nesta série.
Desejo de rápidas melhoras ao atleta Miguel Maltinha, que inesperadamente se lesionou, pouco tempo antes de entrar em campo. No entanto, acompanhou os colegas desde o banco de suplentes. Esta vitória também é dele.
 


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

 
Campeonato Distrital de Benjamins
Afeiteira A – 0 * Lusitano A – 3
Houve sol na Afeiteira!  
 
Com golos de António Rato, Miguel Maltinha e Henrique Júlio, a equipa dos Panteras Verdes, desenhou mais uma vitória fora do seu recinto. A 4.ª (Canaviais, Br. de Santo António, Juventude) e agora Afeiteira, mostrando melhor desempenho, do que na Silveirinha, onde ainda só averbou duas vitórias (Canaviais e Afeiteira).
De volta ao jogo; o Afeiteira-Lusitano resultou, num embate, agradável de seguir, (entre miúdos de 10-11 anos), com jogadas interessantes de ambos os lados e muita luta, num pelado com bom piso.
Começou melhor o Lusitano, num 1.º período jogado rápido, foi encostando a equipa da casa ao seu último reduto. Com mais posse de bola e boas triangulações, ganhou alguns cantos, obtendo o seu 1.º golo, numa insistência após um desses cantos.
No 2.º período o resultado não se alterou, e o equilíbrio foi o denominador comum com o perigo a rondar as duas balizas.
Após o intervalo a equipa da Afeiteira mais organizada a meio campo, e passando mais um jogador para a frente, partiu em busca do empate. Por sua vez o Lusitano soube sofrer e defender bem, partindo para o contra-ataque, por vezes com perigo.
Apesar do bom período da equipa local, o resultado voltou a não sofrer alteração. No 4.º e último período, houve emoção e boas jogadas. Os “Panteras” voltaram a impor o seu jogo, e fruto do desgaste do 3.º período a Afeiteira perdeu um pouco o seu fulgor.
Pouco depois surge o 2.º golo, após defesa incompleta do guarda-redes da casa.
Só aí o Lusitano respirou fundo, a Vitória estava próxima, e mais próxima ficou quando a 3 minutos do fim, após um canto o Lusitano marca pela 3.ª vez.
A alegria voltou ao rosto destes miúdos, após uma derrota bastante inesperada no fim de semana anterior. Mas o futebol é isto; o sorriso de uns contrastava com o semblante carregado dos jovens da Afeiteira, que muito lutaram e nunca se entregaram.
Num jogo em que a prestação dos nossos atletas, já se aproximou do seu real valor e em que a equipa melhorou substancialmente, na disputa pela bola, António Marujo entrou em campo com: Kiko Lopes, Pedro Copeto, António Rato (Cap.) (1), Henrique Júlio (1), Flávio Caldeira, Miguel Franjoso e Miguel Maltinha (1).
Contribuíram para a vitória Tiago Serra, Miguel Sousa e Diogo Leal.
Não puderam dar o seu contributo Tomás Janeiro e Pedro Teigão (lesionado).
Mais uma vez saudamos o entusiasmo da numerosa claque de familiares (pais, avós e irmãos) e amigos, que sempre segue esta equipa e a apoia incondicionalmente.
Parabéns.
Que venha o Juventude, para mais um apetecido derby no dia 9 às 11h30m na Silveirinha.